LEOS

Ser Leo

LEO

Porquê ser Leo?

Ser Leo é tentar mudar o mundo através de pequenos atos que têm um grande impacto na vida de quem mais precisa. E nada supera essa sensação, pois não há maior recompensa do que saber que conseguimos proporcionar sorrisos e esperança na vida de quem mais precisa de nós. Apesar de às vezes ser duro emocionalmente, acreditamos que ao melhorar a vida de uma pessoa, um dia de cada vez e todos os dias, conseguimos tornar o mundo um lugar melhor, com mais cor, e onde todos têm voz.

Ser Leo é pensarmos para além de nós próprios e acreditarmos que é possível influenciar a realidade, ao invés de nos limitarmos a aceitá-la como ela se apresenta. Mais do que acreditar é agir nesse sentido, utilizando as capacidades e possibilidades que temos para benefício de outros.

Ser Leo é ter a noção de que o que fazemos realmente importa e que, por mais pequeno que seja o resultado do nosso trabalho, é um passo na direção certa. Ser Leo é pertencer ao maior movimento mundial de solidariedade, é trabalhar ao lado de milhares de pessoas de todas as raças, credos e culturas, é acreditar que o mundo pode ser diferente.

Ao mesmo tempo que promovemos o voluntariado e o serviço à comunidade, somos também um movimento que visa promover o desenvolvimento de competências e formação para a cidadania presente e futura. Porque ser Leo, para além de ser um jovem voluntário que todos os dias procura ajudar quem mais precisa, é também saber ser líder, saber trabalhar em equipa, saber gerir o tempo e saber ser criativo na procura de soluções inovadoras para resolver problemas comuns.

Ao servir os outros, e promover a entre-ajuda, o altruísmo, a resiliência, o voluntariado, a irreverência e a partilha, conseguimos de facto melhorar o mundo, ao sorrir e a fazer sorrir, ao fazer parte desta bela família que são os Leos. Ser Leo é, pois, uma forma de investir nos outros e em nós próprios. É uma forma de lutar por um mundo melhor.

about-image
circle
circle
LEO

Quem são os Leos?

Os Leos são jovens interessados e dinâmicos que procuram, em todo o mundo, desenvolver-se através do serviço à comunidade e do apoio aos que mais precisam.
Organizam-se por clubes de acordo com a área geográfica, formando assim um movimento, denominado de Leonismo, criado no âmbito da Associação Internacional de Lions Clubes. Os Leos atuam através do voluntariado sem fins lucrativos ou qualquer ligação política ou religiosa.

O que fazem os Leos?

Os Leos realizam um grande número de actividades e campanhas, das quais se destacam a Campanha do Saco, o Abraçar Portugal, os projetos de apadrinhamento de presentes a crianças carenciadas na altura do Natal, o Ajudar a Aprender, o Leo Forma e a Atividade das Crianças.

Cada clube leva ainda a cabo iniciativas de acordo com as necessidades existentes na sua comunidade, podendo passar por actividades tão diversas como apoio a idosos, crianças, população com deficiência e sem-abrigo, angariações de fundos para apoio a causas sociais, apoio a animais, ação ambiental, ações de sensibilização social, entre outras iniciativas de apoio e desenvolvimento comunitário.

Para os Leos também é fundamental desenvolver a amizade, o espírito de grupo e o companheirismo entre os seus membros.

Para além do serviço á comunidade, os Leos organizam encontros nacionais e internacionais, de modo a trocar ideias e experiência e fortalecer os laços de amizade entre Leos e entre clubes.

circle
circle