LEOS

Como tudo começou

O primeiro clube

Em 1957, em Glenside (Pensilvânia - EUA), duas pessoas tiveram a ousadia de sonhar mais alto, acreditando que os jovens também deveriam servir a sua comunidade. Essas duas pessoas - Jean Grave e William Ernest - tiveram a coragem de pensar fora da caixa, e fazer aquilo que nunca antes fora feito, ao criar o primeiro clube Leo no mundo, a 5 de dezembro de 1957: o Leo Clube de Abbington High School.

A intenção era que o clube Leo servisse a comunidade, e ao mesmo tempo, desenvolvesse nos seus sócios as qualidades de liderança, lealdade, responsabilidade, igualdade, honestidade e respeito pelo próximo. Em 1963 foi fundado o segundo Leo Clube: o Leo Clube de Tamqua, também na Pensilvânia. Logo no ano seguinte, a formação de Leo Clubes tornou-se num projeto oficial dos Lions Clubes daquele Distrito, tendo sido formados vários outros clubes no Estado da Pensilvânia.

Em 1967, durante uma reunião da Diretoria Internacional de Lions, em San Juan, Porto Rico, a Comissão Juvenil apresentou a proposta de tornar o Leo Clube um Programa Oficial da Associação Internacional de Lions Clubes.
O Presidente Internacional, o porto-riquenho Jorge Bird, levou a proposta a discussão, a qual acabou por ser aprovada. A partir daquela data, os Leos não seriam mais uma atividade “informal” de alguns Lions Clubes, passando a ser uma atividade “oficial”: qualquer Lions do mundo poderia organizar um Clube Leo, com o aval e o apoio do Lions Internacional.

Já no primeiro ano como Programa Oficial havia 200 clubes em 18 países (os primeiros países a adoptar o Programa Leo foram os Estados Unidos, a Índia, o Japão, a Finlândia e a França). Os Leos chegam a Portugal em 1977, com o primeiro clube Leo na Leça da Palmeira.

Em 1978, quando já havia quase três mil clubes, o Lions Internacional aprovou a organização Distrital Leo. Ou seja, poderiam ser constituídos Distritos Leo e Distritos Múltiplos Leo (apesar de, em alguns países, já funcionarem alguns deles, de forma informal). Hoje, existem mais de sete mil Clubes, com aproximadamente 150 mil sócios, espalhados por 150 países.

about-image
circle
circle