O Leonismo chegou a Portugal em 1977, com a fundação do Leo Clube de Leça da Palmeira. Desde essa altura, crescemos e desenvolvemo-nos, existindo atualmente cerca de 25 clubes em Portugal, de Fafe a Faro.
Dada a dimensão do Leonismo em Portugal, estamos organizados em dois distritos – Centro Norte e Centro Sul (que neste momento estão suspensos) – e que por sua vez formam o Distrito Múltiplo, o qual coordena o Movimento a nível nacional.
O Leonismo é um Movimento de clubes locais com dimensão mundial, pelo que o programa de Leos Clubes só está verdadeiramente cumprido quando se desenvolvem a todas as dimensões: local, nacional e internacional. Atualmente existem Leos em 150 países, contando com cerca de 150 mil membros agrupados em 7.200 clubes em todo o mundo.
O movimento LEO é um movimento internacional que conta com a participação de jovens de todo o mundo. Por esta razão, os Leos da Europa e do Mediterrâneo decidiram juntar-se num Conselho - o ILO Council -, de forma a partilharem experiências e conhecimento, sob o lema “Uniting the Leo Clubs in Europe”. Assim, muitos são os países da Europa que se encontram representados no ILO Council, sendo Portugal um deles.
Na área europeia e mediterrânica, o International Liaison Officer (ILO) é o representante do seu Distrito Múltiplo LEO junto dos restantes DMs, sendo que estes representantes, juntos, formam o ILO Council. Para alcançar o objetivo de unir os Leos na Europa e Mediterrâneo, os ILOs elaboram estratégias para potenciar o movimento ao nível nacional e internacional, através de um intercâmbio de experiências e de informação. Ao mesmo tempo, promovem diversas atividades e projetos ao nível europeu. Desta forma, e através do conhecimento adquirido pelo contacto com Leos de outros países da Europa, o ILO constitui uma fonte de inovação e avanço para o movimento ao nível nacional e internacional.
Atualmente, o ILO Council gere dois projetos europeus, nomeadamente o Leo4Green e o Leo Fights Hunger. O Leo4Green tem como principal objetivo a consciencialização ambiental, promovendo, através dos diversos Leo Clubes da Europa, um conjunto de atividades amigas do ambiente, nomeadamente campanhas de consciencialização, angariações de fundos para causas ou associações ambientais, assim como recolhas de resíduos. Atualmente, o ILO Council conta com a participação de mais de 100 clubes a desenvolver atividades neste âmbito. Finalmente, o Leo Fights Hunger é o mais recente projeto desenvolvido pelo ILO Council, cujo principal objetivo é erradicar a fome e promover estilos de vida saudáveis. No âmbito deste projeto, os clubes Leo de toda a Europa começaram já a dar passos no sentido de criar projetos de angariação de bens alimentares, apoio a associações de combate à fome, assim como projetos de educação para esta problemática.
Para ficar a conhecer mais sobre o ILO Council e os seus projetos, basta aceder a https://www.european-leos.eu.